quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Decoração com móveis reciclados

moveis reciclados -01-ANo momento em que tanto já se falou sobre sustentabilidade, é até curioso que a percentagem de pessoas que faz reciclagem e cuida adequadamente dos seus resíduos seja ainda muito baixa. Quer seja por pura preguiça ou por falta de acessibilidades, (o que é muito grave em nosso país), as pessoas “encostam-se” ao estilo de vida consumista, fácil e despreocupado com o meio ambiente.

Sei que parece um tema algo como repetitivo, mas acho necessário alertar, pois sempre faz bem uma boa e nova notícia na área das ideias, ao alcance de qualquer pessoa – A DECORAÇÃO COM MÓVEIS RECICLADOS.

 

Em que consiste a decoração com móveis reciclados?

Nessa matéria não estamos a pensar em aproveitar o lixo de casa. Mas o que é lixo para uns, é um luxo para outros… não é? Vejam como muitos tem feito sofás a partir de pneus, garrafas pets, papelão, caixas de madeira, etc… o que vamos falar aqui hoje diz respeito a uma vertente mais “leve” da decoração com móveis.

moveis reciclados -01

moveis reciclados -03

 

Estamos a falar de aproveitar móveis antigos, de aproveitar materiais provenientes de fontes diversas e transformar tudo isso em algo novo. Por exemplo, a madeira de um antigo barril de vinho pode ser usada para fazer um banco ou uma pequena mesa de apoio. Para preparar o projeto será necessário desmontar cuidadosamente o barril, limpar e tratar toda a madeira e depois jogar com as formas para fazer algo harmonioso.

moveis reciclados -04moveis reciclados -05

moveis reciclados -06

 

 

A que estilos de decoração se pode aplicar?

No caso das peças de madeira, feitas de uma forma “perfeitamente imperfeita”, ou seja, de forma cuidadosa mas sem tentar a perfeição das superfícies ou das arestas, estamos a criar peças para ambientes mais rústicos, para casas de campo ou simplesmente para colocar no jardim.

moveis reciclados -10

moveis reciclados -12moveis reciclados -11

 

 

 

Por outro lado, quando aproveitamos metais e fazemos algo com formatos mais geométricos e “futuristas” a melhor aplicação dessa peça será num ambiente moderno ou contemporâneo.

moveis reciclados -02-A

moveis reciclados -07

moveis reciclados -08

 

 

De uma forma geral, essas são as suas principais vertentes da decoração com móveis reciclados. Não significa que não poderá colocar estes móveis alterados em casas com outro tipo de decoração, mas será certamente uma tarefa mais complicada. Especialmente se, por exemplo, estivermos a falar de uma decoração clássica.

 

Copie, crie… use sua criatividade!!!

Abraços

Nill Dumont


A Magia está de volta!

CURSO DE INICIAÇÃO À WICCA

SAIBA MAIS AQUI