sexta-feira, 15 de maio de 2015

Totem Vivo Luminária

Pedestal-Vivo-032Na semana passada, dia 10, tivemos o dia especial  dedicado às mães. É uma linda homenagem, apesar de eu achar que sempre é dia delas, em vida ou nas lembranças e nos ensinamentos… mas esse dia é especial porque ela se “sente” mais especial, mais do que os outros dias. É o almoço, é a família reunida, são os filhos presentes e protegidos na grande asa da mãe protetora. Mas aqui não vamos nos ater no mérito dessa questão, citei isso pelo simples fato da especialidade da coisa. E este, como em todos os outros, também é um bom dia para se dar um presentinho todo especial para ela. E foi o que fiz: criei um pedestal, um totem “vivo” para minha mãe. (nós já conhecemos o quadro vivo, mas este aqui é uma variação bem charmosa deste já famoso objeto). E ela adorou!

É algo fácil de fazer e, novamente usei descartáveis, como você vai ver na listagem de materiais. E é um objeto que pode se criar em diversos tamanhos, cores e modelos. Como sempre, isso só vai depender de sua criatividade. Mas aqui vai a minha ideia e como eu fiz:

 

Você vai precisar:

Pedestal-Vivo-01

Madeira de estrado de cama

Fundo de gaveta

Pedaço de porta sanfonada (já descartada)

Caixinha de leite longa vida

Arame fino

Lixas para madeira

Bocal de luz de luminária (usada de um abajur velho ou à venda em todas as lojas de artesanato)

Luz de geladeira (ou LED se quiser sofisticar mais)

Fio com rabicho (usado do abajur antigo ou comprado em lojas de materiais de construção e artesanato)

Pregos

TNT para a base do objeto

Martelo, chave de fenda, arame, cola, planta já no toco de madeira, suculentas para o acabamento

 

Como fazer:

Pedestal-Vivo-02Pedestal-Vivo-03Pedestal-Vivo-04

 

 

 

 

 

 

 

 

Com madeira do estrado da cama, serre duas partes do mesmo tamanho (as minhas foram de 50 cm cada). Meça também duas partes, a da base e a da tampa. (fica a seu critério o tamanho da base e da tampa, as minhas foram de 20 cm a base e 15 cm a tampa, para diferenciar um pouco de um estilo “caixa”). Corte também a tampa de gaveta do tamanho do fundo de seu totem, bem como as duas partes frontais de encaixe de cima e de baixo.

 

Pedestal-Vivo-08Pedestal-Vivo-07Pedestal-Vivo-09

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-011Pedestal-Vivo-010Pregue as partes com cuidado. E irá se formar uma caixeta retangular. Pregue também a tampa externa da parte de trás do totem.

 

Encaixe e pregue os dois pedaços de madeira nas partes da frente do objeto. Um em cima e outro embaixo.

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-012Pedestal-Vivo-013Corte o pedaço da porta sanfonada descartada, do tamanho que se encaixe dentro do totem. Faça furos com um prego quente (cuidado para não se queimar) ou uma furadeira com broca de madeira nº 3. Prenda o toco com a planta que você escolheu previamente à placa, com arame bem fino para não aparecer.

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-020aPedestal-Vivo-022aVeja se encaixa com facilidade no interior do seu totem. Caso não, vai tirando as rebarbas com uma lixa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-015Pedestal-Vivo-016Passe cola branca em abundância na parte inferior do totem e cole um pedaço de TNT recortado do tamanho da base, (pode ser papel aveludado). Deixe secar para continuar. (Isso serve de prevenção para que o objeto não venha a arranhar os móveis em que ficará).

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-020Pedestal-Vivo-018Para a parte de cima, corte pequenos pedaços do friso da porta sanfonada, pregue ou cole de forma que a parte superior se encaixe sem escorregar pelos lados, trás ou frente.

 

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-021Pedestal-Vivo-022Depois de feito isso, parafuse o bocal de abajur, ligue o fio (faça um pequeno buraco na parte traseira da tampa do totem para passar o fio), faça um teste, com cuidado, para ver se está tudo OK.

 

 

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-025Pedestal-Vivo-027Parafuse na parte traseira do totem um pedaço do friso da porta sanfonada, e assim encobrir o fio e não deixá-lo solto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-020aPedestal-Vivo-029Veja se tudo se encaixa bem, e se estiver tudo Ok, é só pintar na cor preferida ou apenas envernizar. Pinte sempre com tinta de secagem rápida em spray, para o trabalho ser rápido e ficar bem acabado.

 

 

 

 

 

 

Pedestal-Vivo-033Encaixe a parte plástica com o toco de orquídea dentro do totem, parafuse a placa para que ela não incida para frente. Coloque em um lugar bem legal e de fácil acesso para ligar à tomada e também pulverizar as plantas com um pulverizador próprio para isso. Decore o totem com um vasinho e uma planta que se “esparrame” para baixo como o “dinheiro em penca” e um outro vasinho com leguminosas na parte de baixo.

 

Está pronto o seu Totem Vivo Luminária.

 

 

 

 

Você pode criar objetos de diversos tamanhos, modelos e cores para compor o seu ambiente ou mesmo colocar em lojas para vender.

Pedestal-Vivo-032Pedestal-Vivo-034Pedestal-Vivo-035

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais um objeto feito com lixo… e que ficou um LUXO!!!

Copie, crie… brinque com sua imaginação!

Abraços

NillDumont


Dicas do Nill:

Para poder ganhar dinheiro em época de crise, este é o Kit que você precisa. Passe para frente, mostre para quem tem interesse em montar uma empresa a partir de casa e ter um ótimo rendimento todos os dias, meses e anos para sempre.

Kit Monte Seu Negócio de Pequenos Reparos:

Conheça sem compromisso. A NillPublisher oferece todo o Kit praticamente de graça para os amigos da Vila Dumont:

News-Letter---Kit-Home-Based-de-Pequ[1]