sexta-feira, 6 de março de 2015

PORTA – TOALHAS EM BAMBU – DECORAÇÃO À BRASILEIRA

Porta-toalhas-bambu-01Decoração

à brasileira

O bambu é um material versátil que pode enfeitar a casa toda. Peças como este porta-toalhas dão charme a vários ambientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nill-Campo-01-com-sombraNão é de hoje que a natureza serve de inspiração para o artesanato. De cestas de vime a decoração com conchas, as peças com elementos naturais são eternas campeãs de venda. Aqui na BamBooZeira já foram confeccionadas centenas de peças em bambu com diversas técnicas e também diversos tratamentos do bambu. Nessa postagem vamos apresentar a técnica de amarrações que são necessárias em diversas peças artesanais feitas através do bambu, desde pequenas bandejas até casas com andares. “No começo é difícil entender as amarrações mas, depois que você aprende, é possível fazer uma infinidade de itens”, afirma Nill Dumont da BamBooZeira. Por isso, aproveite a aula para aprender e criar as suas peças.

 

Material

Porta-toalhas-bambu-04

5,20m de bambu com 4cm de diâmetro * 4,20m de bambu com 2,5 cm de diâmetro * Furadeira com brica chata de 1 polegada e 1/2 polegada * Fita crepe * 1Kg de junco plástico bege * Serra de arco ou esquadrilha * Caneta de marcação * Trena * Tesoura * Uma placa de eucatex de 37 x 38 cm * Um pedaço de esteira com 37 x 38 cm * Cola para madeira (ou cola branca extra para artesanato) * Martelo * 12 pregos de 2 cm * 10 cm de bambu de vara de pescar * 1 m de palha de buriti

 

Como Fazer

Porta-toalhas-bambu-02

1 – Corte o bambu mais grosso em dois pedaços de 1,30 m, dois de 55 cm, dois de 37 cm e dois de 38 cm. Os pedaços de 37 cm e 38 cm, de ambas as espessuras devem ser cortados com angulação de 45º. DICA: Use um transferidor para marcar o ângulo de 45º.

 

2 – Nos pedaços de 1,30m. faça 4 marcas com a trena. A primeira marca deve ficar a 30 cm da extremidade e, as demais com 30 cm de distância entre elas. Usando a broca de 1 polegada, fure todas as marcas. Na primeira, segunda e quarta marcas, fure só um lado do bambu. Já na terceira, faça um furo vazado.

 

3 – O primeiro, segundo e quarto furos, encaixe os pedaços de 50 cm do bambu de 2,5 cm de diâmetro. No furo vazado encaixe o pedaço de 58 cm. Passe fita crepe em todas as junções para tampar os vãos.

 

4 – Para fazer a amarração, enfie a pontinha da fita de junco no furo e dê uma volta, segurando a pontinha (a). Vire a peça, passe o fio por cima (b).

 

5 – Em seguida, vire-a novamente. Você vai alternar as voltas _ uma por cima e outra por baixo _ até cobrir a fita crepe. Para o acabamento, levante dois fios com a ponta da tesoura e passe a pontinha por baixo. Corte rente. Repita para todas as junções. DICA: Trabalhe com o fio tensionado.

 

6 – Para o buraco vazado, enfie a pontinha do fio de junco como o ensinado. Dá duas voltas em sentido contrário, formando um “X”. Repita até cobrir a fita crepe. Para fazer o acabamento, siga o ensinado, enfiando a pontinha do fio de junco sob dois fios levantados, e cortando rente.

 

7 – Para formar a parte de trás, você vai usar um pedaço de bambu de 58 cm com 2,5 cm de diâmetro e dois pedaços de 55 cm com 3,5 de diâmetro. Fure duas vezes os dois pedaços menores com a broca de 1 polegada: o primeiro furo deve ficar a 22 cm de uma das pontas e, o segundo, a 3,5 cm da outra ponta. Encaixe o bambu de 58 cm nos furos feitos a 22 cm das pontas. Passe a fita crepe e repita a amarração dos passos 4 e 5.

 

8 – Encaixe a parte produzida no passo anterior na escada. Os furos feitos a 3,5 cm da ponta devem ficar encaixados aos bambus vazados da escada.

 

Porta-toalhas-bambu-03

9 – Para fazer a bandeja, una quatro pedaços do bambu mais grosso, sendo 2 de 37 cm e dois de 38 cm. Prenda-os com fita crepe. Repita o procedimentos para os quatro pedaços, do mesmo tamanho, do bambu mais fino. Una as duas partes com fita crepe,

 

10 – Comece a amarração, cruzando dois pedaços do fio de junco no meio da peça (a). Mantendo a ponta menor esticada. Dê a volta ao redor dela com a ponta maior (b).

 

11 – Continue dando voltas para cima e para baixo. O fio dá a volta na ponta menor, que deve ser mantida tensionada (a). Quando cobrir toda a fita crepe, faça o arremate, levantando quatro fios e enfiando a pontinha por baixo. Corte as dias pontas bem rente (b).

 

12 – Una a esteira sobre o Eucatex, utilizando cola para madeira. Em seguida martele uma placa no fundo da bandeja, usando os pregos para prendê-la. DICA: Para ser mais rápido use cola branca EXTRA para artesanato.

 

13 – Fure o meio dos lados maiores da bandeja, usando a broca de 1/2 (meia) polegada.

 

14 – Corte dois pedaços de 6 cm do bambu de vara de pescar e encaixe-os nos furos da bandeja. Em seguida, fure o meio do bambu da base da escada (tanto na parte da frente quanto na de trás) e encaixe a bandeja.

 

15 – Para que a escada não abra, amarre em baixo com palha de buriti.

 

Pronto, está feito o seu porta-toalhas. Agora pratique bem a aula de amarração e crie muitos objetos com sua imaginação. Essa técnica é a base de todas as peças que precisam de amarrações confeccionadas em bambu.

 

Abraços,

NillDumont

E não esqueça das

Dicas do Nill:

Outra dica importante para quem quer montar seu próprio negócio é que a NillPublisher lançou recentemente o KIT SEU NEGÓCIO. Aproveitem o preço de lançamento: de 149,00 por apenas 19,90 na promoção.

I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L-!-!-! 

Visite nosso site e veja porque esse Kit É imperdível!!!

KitSeuNegcioBanner-017