sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reforma de Cadeiras

Minhas cadeiras reformadas com novo assento estofado

Era uma vez uma cadeira que precisou ser reformada e no final feliz ela ganhou um assento estofado. Essa cadeira da história é minha e sofreu um acidente quando meu pequeno irmão de 1,90m usou-a como escada. Resultado: o assento de madeira não resistiu aos seus 110 Kg. Há salvação? Sim, e eu vou mostrar como fazer esse assento estofado, numa dica que vale para muitos modelos de cadeira.

O importante é que podemos fazer esse trabalho num custo muitas vezes inferior ao que encontramos em estofadores. É claro que algum investimento é necessário, mas investimento sempre pode dar muito retorno. Vamos conferir?

Como fazer

Precisaremos de uma base de madeira ou MDF, espuma grossa para estofamento, manta acrílica, tecido decorado, cola de contato e grampeador de estofador.

Cadeira danificada com assento quebrado Aí está a cadeira acidentada. Seu assento que era de madeira, quebrou. A saída foi encomendar com um marceneiro uma base em MDF um pouco maior do que a abertura. Cortei um modelo em papelão e providenciei a base do meu assento.
Corte a espuma no tamanho da base do assento. Use a própria base como régua e um estilete bem afiado. Corte a espuma no tamanho da base do assento
Aplique cola de contato na base de madeira Aplique cola de contato na base de madeira, por toda a superfície. Cola de contato é aquela cola de sapateiro de cheiro forte.
Aplique também na espuma. Aguarde alguns minutos para dar o tempo de pega. Aplique cola de contato na espuma
Cole a espuma na base de madeira Depois de alguns minutos, cole a espuma na base de madeira. Pressione bem para que a espuma fixe em toda a superfície.
Corte a manta acrílica num tamanho que envolva toda a espuma e possa ser grampeado no avesso com folga. Grampeie uma das laterais primeiro e a lateral inversa em seguida, ajustando para não ficar frouxo. Repita com as outras laterais. Grampeie a manta acrílica envolvendo a espuma
Grampeie a ponta formando um triângulo Grampeie a ponta dobrando a manta para o centro formando um triângulo, como na imagem.
Grampeie uma das dobras sobre o triângulo ajeitando para não ficar grosso. Grampeie uma das dobras
Grampeie a outra lateral do mesmo modo Grampeie a outra lateral do mesmo modo, arrematado por cima das anteriores. Se necessário corte o excesso de manta para não ficar uma camada muito grossa. Repita nas outras pontas.
Corte o tecido decorado num tamanho um pouco maior do que cortou a manta acrílica. Posicione o assento estofado no tecido, dobre a borda para dentro e estique para ficar alinhado. Puxe o tecido para que fique bem alinhado
Agora grampeie o tecido sobre a manta acrílica Agora repita o mesmo procedimento de fixação. Faça tudo exatamente da mesma forma que fez com a manta, ajustando para não ficar frouxo.
Grampeie a ponta do tecido para o centro. Grampeie a ponta do tecido para o centro
Grampeie uma das laterais sobre a ponta Grampeie uma das laterais sobre a ponta, dobrando o tecido antes de grampear para dar um bom acabamento.
Grampeie a outra lateral sobre as anteriores e reforce bem os grampos. Se necessário use um martelo para que eles penetrem bem na madeira. Repita em todas as bordas. Grampeie a outra lateral sobre as anteriores

O assento está prontinho. Para fixar na cadeira eu optei pela cola de contato, aplicando na borda de baixo do assento e na aba da cadeira. Depois foi posicionar e pressionar bem para fixar. Ficou perfeito.

Abaixo está o antes e depois da cadeira acidentada e com um novo visual de tecido de chita. Tudo a ver com minha casa cheia de artesanato e peças rústicas.

Cadeira danificada antes da reforma Cadeira depois de receber um assento estofado

Como eu tinha duas cadeiras iguais, decidi renovar a outra também e fiquei com um par de novas cadeiras. O bacana é que quando eu cansar dessa estampa de tecido, poderei retirar a base, aproveita-la e ter uma nova cadeira totalmente diferente se assim eu desejar.

Cadeiras prontas, um novo assento estofado para uma nova vida

Aproveitem a dica e lembrem que mais vale um móvel de qualidade recuperado que substituído.

Vejam uma reforma de assento para outro modelo de cadeira, cliqueRefor

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek